Votar em branco ou nulo

O QUE SIGNIFICA VOTAR EM BRANCO  OU VOTAR NULO?

 ……Se você não sabe em quem votar nas próximas eleições, vale a pena saber sobre voto BRANCO e NULO!
……O voto em BRANCO, ao contrário do que parece, não significa que o eleitor não escolheu nenhum candidato, mas sim que ele abdica de seu voto.
……Não é um ato de contestação e sim um ato de CONFORMISMO!
……Os votos em BRANCO significam “TANTO FAZ” e são acrescentados ao candidato de maior votação no último turno.
……Ou seja, se existem dois candidatos Tubarão e Galinha, Tubarão termina com 52% dos votos, Galinha recebe 35% dos votos, 10% são votos em branco e 3% são nulos, isso significa que 3% dos eleitores não querem nem Tubarão nem Galinha no poder, mas 10% dos eleitores estão satisfeitos tanto com Tubarão como com Galinha, o que vencer está bom.
……Neste exemplo, Tubarão tem uma aceitação de 62% do eleitorado. O problema é que existe muita pressão para a escolha de um candidato e pouca explicação do que escolher significa.
……Já o voto NULO é um protesto válido.
……Ele quer dizer que o eleitor não está satisfeito com a proposta de
nenhum candidato e se recusa a votar em um ou outro.
……Esse tipo de voto é importante e é o que efetivamente faz a democracia, pois a existência dele permite que o eleitor manifeste a sua insatisfação.
……O voto NULO, ao contrário do que parece, é um voto válido.
……Ninguém fala dele, nem mesmo nas instruções para votação. ……Explicam como votar em um candidato ou como votar em branco, mas ninguém explica como anular um voto.
……Pois bem, para anular um voto é preciso digitar um número inexistente no número do candidato.
……Se um eleitor experimenta votar em branco, o terminal eletrônico avisa “Você está votando em branco” e então o eleitor pode confirmar, ou corrigir. Mas, se o eleitor coloca um número inexistente num terminal, ele acusa “Número incorreto, corrija seu voto”.
……Assim, os votos NULOS são desencorajados.
……Por que falar dos votos NULOS?
……Porque, se na eleição entre Tubarão e Galinha, Tubarão terminasse as eleições com 42% dos votos e Galinha com 30%, 10% de brancos e 18% nulos as eleições teriam que ser repetidas e nem Tubarão e nem Galinha poderiam participar das eleições naquele ano.
……Ou seja, o voto nulo, do qual ninguém fala e que o terminal acusa como incorreto, é o único voto que pode anular uma eleição inteira e remover do cenário todos os candidatos daquela eleição de uma só vez.
……Se nenhum dos candidatos conseguir maioria (mais de 50%) no último turno,as eleições têm que ser canceladas!
……Os candidatos são trocados e novas eleições têm que ocorrer.
……Então, contribuindo para a campanha do voto consciente, se alguém estiver votando em Tubarão ou em Galinha, mas preferia não votar em nenhum dos dois, pode optar pelo voto INCORRETO, o voto NULO.
……Quem sabe um dia Tubarão e Galinha saem do cenário e os eleitores podem votar em Golfinho.
……Não seja obrigado a votar em quem você não quer no poder!!!
……VOCÊ É OBRIGADO A VOTAR, MAS TEM O DIREITO DE ESCOLHER!!!

 

160 Responses to Votar em branco ou nulo

  1. Marcos disse:

    Senhoras e senhores, mudariam os personagens, mas os patrocinadores seriam os mesmos… Na minha opinião, voto nulo, é bobagem. Vote logo em quem tem propostas mais plausíveis e menos corrupto. Não precisa ter doutorado nos EUA, basta ter vontade… A prova disso é o Lula.

    • Zé Rola Grande disse:

      Lembrando que o LULA é aquele que implantou o MENSAL, o maior esquema de corrupção do País. Quem ver cara não ver coração, quem diria que este tabaréu com cara de besta, tinha capacidade para tanto?

      • A população mundial está cada vez mais fechando os olhos e indo votar em seus candidatos com esse pensamento pobre, “votarei no menos corrupto”, por favor, “CONFORMISMO” e “TANTO FAZ”, como colocado no texto acima, na realidade é o pensamento atual da maioria, votando ou não. Votar nulo ou em branco são sinais claros de que a algo está errado, um povo que não sabe ou não deseja votar nas opções apresentadas, demonstra que a confiança praticamente não existe mais, isso jamais deveria acontecer.

      • felipe disse:

        Na verdade não foi o maior esquema de corrupção, vai dar uma pesquisada campeão.

    • Getulio disse:

      Muito engraçado isso. Votar no menos corrupto. Será que isso quer dizer: menos ladrão, ou menos assaltante, ou menos assassino ? Ou então menos inteligente ? Acredito que no dia em que todos levantarem a bandeira e votar nulo, e gritar que nenhum candidato serve, ai sim, não precisaremos no doutorado nos EUA.

      • Wanderson disse:

        k k k k k , votar no menos corrupto é foda mano, “CONFORMISMO” e “TANTO FAZ”. Botei fé no que vc falou.

      • Sô nia. Romano disse:

        Muitos não sabem disso! Vou postar! Bacana a explicação!

    • Thais disse:

      Aff´s … Não me leva mal, mas você é literalmente alienado! São pessoas como você que está fudendo o país. Não existe isso, “vamos votar no menos corrupto”, para dirigir um país tem que pensar como um todo, se lutarmos conseguiremos sim tirar esses filhas de uma p… Então meu voto é nulo !! Não vou votar nesses ladrões de merda !!! Reveja bem os seus pensamentos, pensa nos seus filhos, ou futuro filho se não tiver! Tudo depende de nós…

    • Tomaz disse:

      kkkkkkkkkkkkkk
      Marcao você cheirou cola e mastigou o tubinho…

    • LS disse:

      Qual prova é o LULA, cite o avanço do país no governo LULA. Não seja ridículo, não é necessário ter doutorado mas é necessário ter capacidade para gerir. Não fale bobagem.

    • CESAR disse:

      Quero ver se vc confiaria o caixa da sua empresa ao menos ladrão ou se vc trocaria todos os seus funcionários.

    • Yehoram disse:

      nossa, que burrice: “a prova disso é o lula” kkkkkk a prova de que devemos tovar nulo, né? cara, vc é um idiota!

    • José Inácio aquino disse:

      Vou votar nulo e vou fazer o possivel pra arrastar multidões comigo nimhuem aguenta mais ser explorado blz só tem corruptos no poder e estão fodedo o povo chega nimguem merece eu não digo que isso vai acontecer agora porque o povo é lento mas um dia vai acontecer uma reforma política isso sim tem importância…

      • Vanderlei disse:

        Vamos espalhar nas mídias sociais este link explicando e apoiando o voto nulo. Força, juntos somos mais fortes vamos começar a mudança hoje. Fale para os seus colegas de trabalho, espalhem, incentivem o maior número de pessoas

  2. lua disse:

    votar nulo sim é a ferramenta que temos para protestar contra esse sistema falido de que quem rouba menos é o melhor,basta desta hipocrisia
    temos esse poder que deve sim ser divulgado e utilizado…

  3. REBECA disse:

    Com certeza o que deve ser feito é VOTAR NULO. Quando os eleitores dizem -vocês são corruptos- o que os políticos fazem ? MENTEM MAIS ! VOTAR NULO é dizer NÃO A CORRUPÇÃO QUE TOMA CONTA DO BRASIL !!!

  4. NULO disse:

    Sempre havia votado ideologicamente, e de uns tempos pra cá descobriu que estava fazendo papel de palhaço. Aqueles que sempre criticavam a corrupção, a ganância do capital, o arrocho no salário do trabalhador. o caus na saúde, na educação….Quando chegam ao poder, se transformam e esquecem de tudo que eles haviam criticados e fazem ainda pior……pra mim chega. São farinha do mesmo saco. VOTE NULO!!!!

  5. antonio disse:

    por mim eu sempre votaria nulo porque nos confiamos em tds mas nada do que e prometido sera cumprido so for de 100% as vezes so a 50% sera realizado nao fique se enganando a si proprio………… o que eu mais queria e que tdo isto seria verdade

  6. andre disse:

    vou nulo ou branco, e todo protesto preguiçoso que as pessoas desse país têm, não muda nda o que precisa mudar e a sua cabeça, o seu intelecto e sua vontade prostestar por algo melhor, não simplesmente votando nulo, mude a sua atitude, pesquise, acredite concordo com o marcos, a prova foi o lula, alguém aqui pode me dizer que esse país não está melhor de dez anos pra cá? alguém aqui duvida, então povo brasileiro que me incluo nele deixem de ser preguiçoso e votem em um candidato e vamos tirar as cobras do poder

    • LS disse:

      Vou te fazer a mesma pergunta que fiz ao Marcos, cite os avanços do governo LULA. Que tipo de informações você tem que atesta melhoria no país devido algum tipo de ação movida no governo Lula. Como está a saúde, a educação, habitação do povo??? Fale baseado em indicadores reais que atestem a melhoria, não fique achando e visualizando coisa que não tem nada a ver. Como está a economia? como está a produção? como estão os preços? o poder de consumo do povo sem o pagamento das taxas de juros cada vez maiores? como está a atualização dos salários frente a inflação? Como está a evolução dos gastos públicos? está caindo? e a arrecadação? em valor absoluto você está pagando cada vez mais impostos, está melhor??????????? Como estão os números da saúde? Quantidade de recursos aplicados na estrutura, tempo médio de espera na fila do SUS???????? Como estão os números da educação, quantos brasileiros tem acesso a educação de qualidade, quantos tem acesso a faculdade ou profissionalização. Como está a moradia? como o povo está morando? está saindo do aluguél? talvez esteja não é, porque agora financia pelo minha casa minha vida e vai pagar a vida inteira duas vezes o valor de uma casa, que o governo te ajuda a comprar te emprestando o seu próprio dinheiro que você recolher no FGTS. NÃO SEJA IGNORANTE AO PONTO DE FALAR QUE O POVO BRASILEIRO É PREGUIÇOSO E VÍTIMA RAPAZ, PRESTE ATENÇÃO NA NOSSA HISTÓRIA E AVALIE A SITUAÇÃO DA MAIOR PARTE DESSE POVO QUE SOFRE COM A IMPUNIDADE DOS CORRUPTOS QUE COMANDAM ESSE PAIS. FAÇA UMA AVALIAÇÃO DO NOSSO PAIS LÁ FORA E VERÁ QUE NO BRASIL TEMOS MUITA GENTE BATALHADORA E QUE LUTA DIA APÓS DIA PARA PRODUZIR E TRANSFORMAR ESSE PAIS. OLHA AO SEU REDOR E VEJA TODA A ESTRUTURA QUE VOCÊ TEM, OU VOCÊ NÃO COME, NÃO VESTE, MORA NA RUA E SOMENTE VEGETA. EM TUDO O QUE VOCÊ TEM HÁ A MÃO DE UM BRASILEIRO QUE ESTÁ TRABALHANDO PARA AJUDAR A CRESCER ESSE PÁIS. E FALE QUAL É A SUA CONTRIBUIÇÃO??????????? VOCÊ ESTÁ PESQUISANDO SEUS CANDIDATOS? VOCÊ MANIFESTA SUAS IDÉIAS? VOCÊ COBRA OS SEUS DIREITOS? VOCÊ JÁ MUDOU A SUA CABEÇA?????????????????

      • Cristiano Sampaio disse:

        Penso as mesmas coisas que você mencionou em seus questionamentos, mas será que esses corruptos sempre não estiveram no pode???…será que nunca existiu corrupção???…será que nunca existiram propostas eleitoreiras???…quanto estava o salário na época do governo FHC???…quanto está agora???…tinha inflação no período FHC ou o que nós não vimos em inflação trata-se da transformação da moeda que não vimos quando e nem sentimos o tamanho da mandioca enfiada em todos nós???…qual foi o aumento no salário na época de FHC em 8 anos no poder???…essa te informo, foram vinte reais, qual aumento teve nesse governo e quanto???…essa perdi a conta preço da sexta básica principalmente do arroz???…quantos brasileiros tem chegado na universidade nos últimos anos???…educação de qualidade???… como??? se até os professores muitas vezes nem se importam com os que querem realmente estudar???…vejo todos os dias alunos lotando escolas…vejo também muitos que são tremendos projetos de vagabundos no meio dessa farofada toda!!!…será que a história de nosso país vai mudar mesmo depois de poucos anos de um governo onde vejo na real as coisas mudando???…será que nunca houve corrupção em nosso país???…a grande diferença é que nesse governo a Policia Federal teve total poder para investigar…nos outros o que se via era meramente especulação, pois em meio a tantas falcatruas a PF ficava de mãos atadas…confesso que não existia mesmo corruptos como hoje em dia!!!…o que vejo em meio a tudo isso é que no governo antigo que foram sempre os governantes de nossa nação, era uma maquiagem para que nós não notássemos e ficassem sempre as mesmas maracutaias!!!…desde quando se viu político na cadeia???…quando na história desse país vimos esse milagre???…deixe de ser demagogo, noto que em tudo isso o povo quer a mudança geral…mas quem não quer???…o primeiro passo já foi dado confesso que nunca tinha visto um tempo em que a política estivesse tão alvoroçada nesse país!!!…mas também né, agora é o governo das “minorias” que está no poder, do pobre, do faminto do leigo, do burro, menos favorecido, do que ninguém conhece…mas pense bem!!!…quem está com fome hoje vai esperar para amanhã???…se alguém ofereceu o que ele queria pra hoje???…falo sobre o programa minha casa minha vida…pode até ser o plano para pagamento a vida inteira…mas tirou muitas família de brasileiros trabalhadores da rua!!!…do aluguel, das mãos de quem podia mais e muitas vezes aumentava o aluguel, e como não dava para pagar, era despejado do mesmo e pronto que se lasque!!!…tive uma infância muito difícil, nada para eu ter era fácil, meus pais eram nordestinos sem estudo, mas sempre me explicavam o mundo ao meu redor o que se passava, o que eu tinha e deixava de ter e porque isso acontecia!!!…cansei de querer brincar com brinquedos estrela e não tinha um centavo nem pra carrinho de plástico simples, quem dirá estrela que era o top dá época!!!…na educação vejo muitas mudanças uma delas e principal é na alimentação, no ensino vejo também, em alguns professores que escolheram a profissão por paixão e não como uma forma de fugir do desemprego!!!…digo mais, o mundo escolhe quem se prepara e corre atrás…cresci assim aprendi que nada vem de graça e a lutar pelo que é meu…não me venha falar que falta educação…o que falta mesmo é alunos querendo alguma coisa, comprometidos com o ensino, tem de sobra pais ausentes e que não participam da vida de seus filhos, são burros, criam burros, continuam sempre burros porque querem ou escolhem o caminho mais fácil, que muitas vezes os leva para a morte ou serem aproveitados por esses sangue sugas do governo em geral!!!
        Mudou sua cabeça???…repense seus questionamentos???…conviva na miséria, veja os que te cercam e a vida na real…depois me fale baseado em fatos reais…não em dados de institutos que o próprio GOVERNO OU A MÍDIA IRRESPONSÁVEL MANIPULA…

      • bom, muito bom encontrei um compatriota!!!!!

      • Marlene Aparecida Ribeiro Cezar disse:

        Isso sim e falar sobre politica,muito bom!!! valeu .

  7. adriana glassmann amado disse:

    Se voto no Brasil fosse coisa boa, não precisaria ser obrigatório! Aí sim as pessoas votariam com consciência, com ideologia e democraticamente. Acontece que ninguém vota em X ou Y por achar propostas interessantes, mas sim porque TE OBRIGAM a votar no candidato que eles querem. O mais corrupto, o que tem mais apoios($) e o que vai favorecer “os comparsas”, depois de eleito, é o cara que irá ganhar. No Brasil os interesses falam mais alto e o povo que se f***. O brasileiro é povo pacato, inculto, acuado, que não briga pelos seus direitos e nem sabe que tem! Reclamam, reclamam e baixam a cabeça, diferente do europeu, que se mobiliza e é unido. Quando o povo está insatisfeito, tem voz e sai as ruas mostrando a sua indignação. Se o transporte aumenta, o europeu arruma outro jeito de ir, mas boicota até ver o seu pleito resolvido. É isso aí, gente: vamos crescer enquanto cidadão e dizer NÃO a tanto descaramento.

  8. Pedro disse:

    O melhor é ver pessoas que não sabem nem escrever direito chamando os outros de burro e ainda apoiando um corrupto. Lula, Serra, Russomano, ou qualquer outro é lixo. Use a cabeça para pensar….

  9. Diego Melo disse:

    Gostaria de avisar, não só ao leitor do texto como ao próprio autor! que estão se enganando quanto ao fato de que votos nulos podem anular uma eleição, ou retirar seus candidatos! ISSO É CONVERSA FIADA!
    Esse link contesta inclusive o próprio evento de tubarao e galinha,
    http://www.quatrocantos.com/lendas/283_voto_nulo_branco.htm

    Isso é lenda, concordo em votar nulo, por não ter melhor opção, mas votar esperando que a eleição seja cancelada, isso é lenda!

    • Lauro disse:

      Desculpa cara, eu li este texto e dá pra ver claramente como interpreta mal a lei. “Se a nulidade DOS VOTOS atingir mais de 50%, é feita nova eleição atingir mais de 50%”. Não é nulidade do processo, da votação em si (regras para votação, etc). E se não estivesse mencionando os votos, também não colocaria a porcentagem. Esse texto é uma afronta e deveria ser eliminado da internet.

      Ou seja, votos nulos anulam SIM uma eleição. No caso passado no texto, 7 votos nulos de 10 possíveis, seria cancelada a eleição e marcaria-se outra de 20 até 40 dias.

      Querem achar pêlo em ovo.

  10. Bárbara Sá Teles disse:

    Bem eu concordo com o Sr Diego Melo acima eu votei esse ano a primeira vez nulo também mas acho que essa história de “cancelar a eleição” é balela por mais que nós votassemos nulo ainda somos a minoria comparado ao resto da população. Voto nulo por não ter opção pq acho tanto um candidato como o outro “fora de mão” pra mudar a cidade.

  11. Roberto disse:

    De acordo com esta reportagem, a informação prestada acima não passa de mito da internet. Vamos analisar as duas e ver quem nos convence?

    http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/tire-suas-duvidas-sobre-os-votos-nulo-e-branco/

  12. Sigmund disse:

    Nunca li tanta besteira. É triste ver gente achando que branco/nulo significa alguma coisa. Acham que podem protestar mas simplesmente estão ajudando os bandidos a se elegerem visto que precisam de menos votos.

    Brancos e Nulos não interferem:
    http://al-sc.jusbrasil.com.br/noticias/100061130/votos-brancos-e-nulos-nao-interferem-no-resultado-das-eleicoes

    Mais de 50% de nulos não anulam eleição
    http://jus.com.br/revista/texto/11506/votos-nulos-nulidade-da-eleicao-e-nova-eleicao

    • Dlavor disse:

      No Brasil, de acordo com a lei Nº 9.504, de 30 de Setembro de 1997, o voto em branco é registrado para fins estatísticos, mas não é computado para candidato ou partido político que esteja em vantagem na quantidade do numero total de votos. Sendo assim, tanto os votos em branco como os votos nulos não possuem validade de seleção de candidatos em si.

  13. Marcos Alberto disse:

    Mas o povo poderia se unir para que todos os brasileiros não entrassem nas escolas para votar e ir para as ruas pedir a mudança de todo o congresso. Porque aceitar votar no menos ladrão, é falta de respeito com você mesmo. Se tem só ladrão no congresso tem que tirar todos de lá. Tanto o que rouba pouco como o que rouba muito. E os que mamam e só vão bater os cartões e não fazem nada só recebem. Por causa do povo aceitar o menos ladrão ou roubo mas faço é que o país chegou no caos. Hoje em todos órgãos públicos temos juízes, policiais, empresários, advogados, médicos, engenheiros corruptos graças ao menos ladrão e a impunidade. Se não for desse jeito só uma guerra civil, porque o congresso é de pai para filho. É só entre eles e os seus partidos. O povo não tem candidatos vota em quem os partidos querem, e os partidos coloca quem eles querem. Tem políticos no congresso que já está lá a 40 anos graças a essa filosofia do que rouba menos.

  14. Marco Aurelio disse:

    Votar nulo sim e uma maneira de protestar pacificamente, pdem ater eleger um senador ou deputado mas se a maioria votar nulo, estes canditados nao teram nehuma representatividade junto ao povo brasileiro. Tudo que esta acontecendo neste pais e uma vergonha ” deputado condenado pelo STF NATAN DONADON continua com seu mandato pois em votação secreta na Câmara dos deputados foi absolvido ” quero lembar você que esta indo para as ruas protestar pode acabar sendo processado e preso e isso ai vamos lutar pelo um pais mais justo.

  15. Kgb Kgb disse:

    O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Marco Aurélio Mello, debelou de vez um mito que circula há meses na internet: o de que as eleições para deputados federais ou estaduais seriam anuladas no caso de mais da metade dos votos serem nulos. Segundo o ministro, não há lei que contenha essa determinação. A regra também inexiste na Constituição.

    Marco Aurélio começa pela Constituição: “A Carta manda que o eleito para presidente tenha pelo menos 50% mais um dos votos válidos. Estão excluídos desse cálculo os brancos e os nulos. Mas se, por hipótese, 60% dos votos forem brancos ou nulos, o que não acredito que vá acontecer, os 40% de votos dados aos candidatos serão os válidos. Basta a um dos candidatos obter 20% mais um desses votos para estar eleito”.

    A Folha quis saber também do ministro se o Código Eleitoral (lei 4.737, de 1965) não respaldaria a tese de que 50% dos votos nulos resultariam na anulação da eleição. Marco Aurélio Mello respondeu de maneira taxativa: “Não”. Na realidade, o que tem ocorrido nas correntes que circulam pela internet é uma leitura equivocada do Código Eleitoral e de algumas decisões antigas do TSE, que deixavam margem para dúvida. É que o artigo 224 diz o seguinte: “Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias”.

    O fato é que a “nulidade” à qual se refere esse artigo 224 do Código Eleitoral é aquela decorrente de fraude, de algum ilícito ou de acidente durante o processo eleitoral. Por exemplo, quando alguém usa documento falso para votar em nome de terceiro, ou quando as urnas se extraviam ou são furtadas. Isso fica claro no parágrafo 2º desse artigo, que determina ao Ministério Público promover “imediatamente a punição dos culpados”.

    “Quem vota nulo por vontade ou por erro não é culpado de nada nem pode ser punido, até porque o voto é dado de maneira secreta”, diz Marco Aurélio.

    Para reforçar seu entendimento, ele cita os artigos anteriores ao 224, que tratam também da nulidade dos votos. O artigo 220 diz que existe a anulação se a votação foi “perante mesa não nomeada pelo juiz eleitoral”, “em folhas de votação falsas”, realizada “em dia, hora, ou local diferentes do designado ou encerrada antes das 17 horas” ou “quando preterida formalidade essencial do sigilo dos sufrágios”. Ou seja, nada que esteja relacionado ao voto nulo dado pelo eleitor. O artigo 222 é claro sobre as possibilidades de anulação: “É também anulável a votação, quando viciada de falsidade, fraude, coação (…) ou emprego de processo de propaganda ou captação de sufrágios vedado por lei”.

    Marco Aurélio também informa que seu entendimento está em linha com o que o TSE já decidiu num julgamento recente, no último dia 17 de agosto. Ao tratar de um caso em que se requeria a anulação de uma eleição municipal em Ipecaetá, na Bahia, o TSE proferiu: “Não se somam (…), para fins de novas eleições, os votos nulos decorrentes de manifestação apolítica do eleitor, no momento do escrutínio, seja ela deliberada ou decorrente de erro”.

    A decisão sobre esse “recurso especial” pode ser lida no site do TSE, no setor de “inteiro teor”, com o número 25.937.

  16. Xavier disse:

    Vamos Trabalhar para que 51% dos Eleitores AnuLem o seu VOTO!
    Pois Somente este Opção fará alguma diferença em 2014!!

  17. Horus disse:

    O voto nulo pode ser uma solucao sim mas considerando que o problema do Brasil é o Brasileiro ou a maioria deles, creio que mesmo o voto nulo dado por uma razoável parcela dos eleitores não resolveria o problema! Ainda assim corre-se o risco de outro lobo em pele de cordeiro ser eleito e transgredir!!!! O que o Brasil precisa é de ética e integridade !!
    Uma pessoa que opta por transgredir está assumindo o risco de estar fazendo algo contra a lei e sendo assim sujeito a punição, pois bem, que haja punicao exemplar para crimes do colarinho branco e todos os outros crimes onde a vida da vitima tenha sido tirada ou colocada em risco!!!! Direitos humanos? Primeiro os direitos humanos das vitimas!!!! Depois, se for o caso, o direito do bandido!!!
    O transgressor tem que ter medo de transgredir!!! Ele precisa chegar a conclusao de que o risco em cometer o delito, caso seja pego, nao compensa!!!!!
    Tolerancia zero!!!! Foi assim que o estado resolveu o problema da criminalidade em Nova york anos atrás!!! Ora se nao temos capacidade de criar algo melhor vamos copiar o que deu certo lá fora!!!! Tolerância zero para crimes contra a integridade humana e para crimes cometidos por pessoas eleitas ou funcionários públicos!!!!!

  18. Dilson Santos disse:

    Com a chegada de novas eleições municipais, temos os mesmos fantasmas que nos assuntam a bastante tempo na corrida disputa do poder no Rio de Janeiro, os grandes nomes são Garotinho, o rei do maracujá (conhecimdo pelo golpe aos produtores em Campos e pelo populismo restaurante de R$ 1,00, Cesar Maia, quem conhece as grandes benfeitorias de suas obras superfaturadas e que de nada servem, Crivela, coitado lider de pobre de coitados que mal sabem ler, e Lindeberg ladrão da baixada em Nova Iguaçu, acabou com a cidade)..

    Gostaria que o partido que os representa nem participasse das eleições, não são dignos de nossa confiança e voto.. São o PR, PT, DEM e PRB.. Por acaso existe já algum movimento para sair as ruas contra esses salafrarios sem vergonha??????

  19. Lucas disse:

    Seu texto está ERRADO! Voto BRANCO = Voto NULO = NADA. Esses dois votos NÃO CONTAM PARA NENHUM CANDIDATO! Só são úteis para fins estatísticos…

  20. Xavier disse:

    Vamos Votar Nulo e demonstrar para esta Máfia que manda no Brasil;
    que eles não são Ninguém. 20% já votam Nulo em todas as Eleições.
    Att. Xavier – Caxias do sul – RS.

  21. LU disse:

    não tem nada aver a explicação, voto em BRANCO, significa que nenhum dos candidatos ai presente não tem uma proprosta que me agrade, se você acha bom que vote, NULO, não sei votar não analizei as propostas dos candidatos, não acompanhei as campanhas. Voto branco e o verdadeiro voto de protesto respeitando a opinião de outras pessoas que acredita em determinado candidato que não e meu caso meu voto e BRANCO, PORQUE NENHUM CANDIDATO E TOTALMENTE HONESTO, A ELE ROBOU MAIS FEZ, NÃO DEIXA DE SER LADRÃO, NÃO VALE APENA VOTAR , CONTINUO VOTANDO EM BRANNNNNNNNNNCOOOOOOOOOOOOO.

  22. joeser alvarez disse:

    “Hoje em dia, o processo de apuração, assim como a maneira de realizar o voto, mudou. Ambos são realizados de forma eletrônica, e a possibilidade de fraudar os votos em branco não persiste. O que se mantém é a falsa concepção de que o voto em branco pode servir para beneficiar outros candidatos, o que é uma falácia. ”
    http://www.tse.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-4-ano-3/voto-nulo-e-novas-eleicoes

  23. Julihermes Cavalcanti disse:

    Voto em Lula ou em quem ele indicar até o fim da minha vida!!

  24. Gigante da Colina disse:

    Prezado Marcelo, seu artigo é totalmente equivocado!!! Nada do que você falou procede. Tanto o voto em branco quanto o nulo não server para nada. E também não tem essa de anulação de eleição. Estou com vergonha por você.
    http://www.tse.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-4-ano-3/voto-nulo-e-novas-eleicoes

  25. Bruno disse:

    Não acredito que a essa altura do campeonato ainda tem gente publicando essas besteiras!!

    ESS INFORMAÇÃO ESTA ERRADA!!! Votos brancos e nulos NAO SÃO VOTOS VÁLIDOS. NENHUM DOS DOIS EH COMPUTADO A NENHUM CANDIDATO!!!

    Da uma pesquisada melhor antes de escrever bobagens.

  26. CopakbanaKid disse:

    E vocês acham que isso tudo é puro engano ou desinformação? Nada disso. Toda eleição tem gente paga para fazer isso. Espalham este MITO na internet, e assim quem está no poder continua. SIMPLES ASSIM.

  27. Monique Senna disse:

    Essa sua questão de anulação da eleição… ISSO NÂO EXISTE…
    De acordo com o site do TRE e TSE, isso trata de um equivoco de interpretação, então, não existe a possibilidade de anulação de uma eleição, até pq no artigo diz que o candidato para ser eleito precisa de 50% dos votos “válidos” e como o TRE e TSE explicam, voto BRANCO e NULO não são COMTABILIZADOS como “VÁLIDOS”…

    ESSA É A NOSSA DEMOCRACIA… SOMOS OBRIGADOS A VOTAR EM QUEM NAO QUEREMOS E NAO PODEMOS FAZER NADA PARA MUDAR… E AINDA SOMOS ACUSADOS DE NAO SABER VOTAR…

  28. ROBERTO disse:

    Vou Votar para detonar a Dilma ea ptezada! Mas para Senador e Deputado O VOTO É NULO.

  29. Clarissa disse:

    Não vejo diferença entre os políticos assim como seus partidos imundos. PT, PSDB, PMDB, PPS, PV, PFL, PC do B, PSTU, PL….tudo a mesma merda, que só se preocupam em uma única coisa: entrar ou se manter no poder. Faz uma diferença de um lado, mas do outro tá passando a mão no nosso dinheiro (suado dinheiro).
    Lembro-me das coisas melhorarem em casa com o governo do Fernando Henrique e o plano real, o mesmo aconteceu com o Lula… Mas ambos são farinha do mesmo saco! São corruptos! Assim como todos os políticos no Brasil. Agente vê todo dia na televisão (ou presencia) a mesma coisa: hospitais cheios, alunos sem aula, falta de segurança…. não muda! Não aguento mais, meu voto é minha única arma contra eles… e em uma luta você não entrega a arma para o bandido!!!!!
    A partir dessa eleição: voto NULO

    • Ronald disse:

      Desculpa Clarissa, mas tem uma grande contradição, se seu voto é sua unica arma, votando nulo, voce estaria cometendo um suicidio.

  30. fleurimar da silva disse:

    Eu apoio o voto nulo em forma de protesto porque tenho vergonha dos representantes que ajudei a eleger

  31. Alessandro Moreira disse:

    Em minha opinião, atualmente, a melhor opção é o voto nulo!

  32. Gilson Domingues disse:

    Um governo de 12 anos,com corruptos pegos com dinheiro na mala,meia etc,com uma divida publica mais que duplicada e uma taxa de juro mais alta do mundo,temos que sim votar em nulo…

    • edinaldo acacio de oliveira disse:

      Voto nulo pois protesto contra esse código penal, esse sistema politico, essa constituição e os altos salários dos politicos.

  33. wellington disse:

    ha 05 anos voto nulo, há 60 anos escuto falar, educação,saude, moradia e segurança, cade. prostesto não. tocar fogo en onibus nao, a solução votar nulo. protesto silencioso. deixe a copa acontecer. Brasil pais rico, muito rico, robalheira muita, e ai, vote nulo. campanha nacional. isso sim. policiais preparado en cima de civil despreparado, e ai, vote nulo no silencio. politica nao e loteria gastar milçhoes tira bilhoes. votye nulo me escreva ok. presidente tem quew ser macho muito macho, joaquim barbosa.

  34. ROBERTO disse:

    É isso mesmo voto Nulo para Deputado Estadual e Federal.
    Mas para Governador e Presidente tem que votar na Oposição par tirar os Comunistas do Poder!

  35. Eldio Suzano disse:

    A campanha “vote nulo” é democrática e não deve ser criticada, mas cabe uma observação: mais de 50% de votos nulos não anula a eleição como pensam alguns.

    Importante uma leitura do Art. 224 do Código Eleitoral – “Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos nas eleições presidenciais, nas eleições federais e estaduais ou nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias.”
    Porém, para fins de aplicação do art. 224, a nulidade que se refere é a anulação, pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dos votos de candidatos envolvidos com fraude, abuso de poder, corrupção, compra de voto, extravio ou furto de urnas. Somente nesses casos a eleição pode ser cancelada.

    Assim está na lei. Votar nulo não cancelará a eleição e não fará com que os partidos indiquem novos candidatos.Se todos votarem nulo menos 1 eleitor, será eleito o candidato que receber este único voto.
    A conscientização política é a única maneira de “salvar” o nosso município, o nosso País!

  36. Ronald disse:

    Votos brancos e nulos valem exatamente a mesma coisa, ou seja ZERO, não se fará outra eleição, se 51% dos eleitores votarem nulo.
    Engraçado como somos tão mal informados, e acreditamos em tudo que publicam na internet.

    Logico, que é uma opção dos eleitores votarem assim, mas pelo menos saibam o que estão fazendo.

    basta fazer uma simples pesquisa na internet para saber isto.

    Acordem!!!!

    http://www.tse.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-4-ano-3/voto-nulo-e-novas-eleicoes

  37. Jônatas lôbo disse:

    Votar nulo é um protesto coerente. porém votar em branco, ajudar o PT ganhar o primeiro turno. Eu concordo que nenhum dos candidatos representam uma boa proposta, mas qualquer um desses menos o PT. O PT controlará até o STF, se ganhar será invencível, eles tem maioria em todos os poderes. Reflitam bem pessoal.

  38. Andre Barbosa disse:

    O Código Eleitoral Brasileiro (Lei nº 4.737/art. 224) diz que:

    “Se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do estado nas eleições federais e estaduais, ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações, e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 (vinte) a 40 (quarenta) dias

    Agora é o momento de dizermos que não estamos representados , o momento de acabar com tudo que esta acontecendo e que sempre aconteceu é votando nulo.
    Não ajude essa raça a se perpetuar no poder

    Não existe candidato honesto, há duas característica no politico brasileiro, ou ele é corrupto ou ele é omisso,
    não temos obrigações de dar emprego com salários altíssimos a ninguém, desde que foi declarado o voto, muita gente ficou rico do dia para a noite, e ninguém vai preso por roubar o governo, o máximo que acontece e se afastar do gargo e depois gastar a vontade o dinheiro roubado. Por isso vamos convencer a população a votar nulo, pois todos os candidatos que estão escritos, não poderão mais se candidatos, já que foram rejeitados pela população, VOTA NULO BRASIL
    Hitler, Mussolini e Pinochet, em quem você votaria? Pois é , isso é anular o voto, Não podemos simplesmente votar por votar, se não existe candidato que você confia , anule seu voto , você tem este direito

    • Elaine disse:

      Eleitores necessitam informar-se sobre o que estabelece a nossa Constituição Federal no tocante à maioria de votos nulos, porque as normas constitucionais é que prevalecem em caso de conflito com as normas infraconstitucionais. As pessoas têm direito de votar nulo, tanto quanto têm direito à informação correta para votar (nulo ou não) com consciência.

  39. joao disse:

    Vou VOTAR NO AÉCIO NEVES! FORA PT FORA DILMA, LULA E A CAMBADA DE COMUNISTA QUE VÃO TODOS PARA CUBA!

  40. Elaine disse:

    Entendo que as afirmações sobre o voto em branco devam ser cuidadosamente reavaliadas.

  41. NÃO ADIANTA VOTAR NO CANDIDATO A ou B, POR MAIS HONESTO, COMPETENTE, OU BEM INTENCIONADO QUE SEJAM OS CANDIDATOS, O SISTEMA POLÍTICO IMPEDE QUE O MELHOR SEJA FEITA PARA A SOCIEDADE COMO UM TODO, POIS TERÃO QUE COMPENSAR OS FINANCIADORES DE SUAS CAMPANHAS.

  42. laura disse:

    Em terra de tubarão e galinha , quem escreveu o texto foi um BURRO !!! de onde isso foi tirado ?Que fontes confiáveis foram usadas? Estimular o voto consciente como voto Nulo está induzindo as pessoas ao erro. que contradição. Este texto é uma atrocidade .

  43. vone disse:

    Tem que votar nulo mesmo! Só assim eles começaram a prestar atenção e sentir que alguma coisa está errada!Ñ existe nenhum confiável ali dentro ou que queira entrar!Quem quer ser candidato já vai pensando em roubar.

  44. josemar gomes disse:

    Tenho 50 anos, quando estava na quarta série do ensino fundamental “antigo ginásio”, num colégio público, ouvia dizer que “o Brasil é um país em desenvolvimento”, quase quarenta anos depois, continuo ouvindo que somos um país emergente “mudou-se apenas a forma de dizer a mesma coisa” .
    Meu voto vale muito para ser desperdiçado com esses carniceiros, nenhum deles merece meu voto! vote nulo.

    • edinaldo acacio de oliveira disse:

      Se o brasil fosse uma democracia na urna eletrônica tinha a opção NULO.
      votei branco cara

  45. Granceu Wakao disse:

    Isso eh p vcs aprender a realmente saber das coisa, não ficar de falácia
    Acompanhamento processual e Push
    |
    Diário da Justiça Eletrônico
    |
    Inteiro teor de decisões

    Voto nulo e novas eleições
    Polianna Pereira dos Santos1
    De dois em dois anos, em eleições municipais ou regionais, sempre surge alguém para hastear a bandeira do voto nulo, declarando a finalidade de promover a anulação do pleito. Já passou da hora de superar essa ideia e entender, de fato, qual função pode ser atribuída ao voto nulo e ao voto em branco.

    Para os defensores da campanha do voto nulo, o art. 224 do Código Eleitoral2 prevê a necessidade de marcação de nova eleição se a nulidade atingir mais de metade dos votos do país. O grande equívoco dessa teoria reside no que se identifica como “nulidade”. Não se trata, por certo, do que doutrina e jurisprudência chamam de “manifestação apolítica” do eleitor, ou seja, o voto nulo que o eleitor marca na urna eletrônica ou convencional.

    A nulidade a que se refere o Código Eleitoral decorre da constatação de fraude nas eleições, como, por exemplo, eventual cassação de candidato eleito condenado por compra de votos. Nesse caso, se o candidato cassado obteve mais da metade dos votos, será necessária a realização de novas eleições, denominadas suplementares. Até a marcação de novas eleições dependerá da época em que for cassado o candidato, sendo possível a realização de eleições indiretas pela Casa Legislativa. Mas isso é outro assunto.

    É importante que o eleitor tenha consciência de que, votando nulo, não obterá nenhum efeito diferente da desconsideração de seu voto. Isso mesmo: os votos nulos e brancos não entram no cômputo dos votos, servindo, quando muito, para fins de estatística.

    O Tribunal Superior Eleitoral, utilizando a doutrina de Said Farhat3, esclarece que “Votos nulos são como se não existissem: não são válidos para fim algum. Nem mesmo para determinar o quociente eleitoral da circunscrição ou, nas votações no Congresso, para se verificar a presença na Casa ou comissão do quorum requerido para validar as decisões4.”.

    Do mesmo modo, o voto branco. Antigamente, quando o voto era marcado em cédulas e posteriormente contabilizado pela junta eleitoral, a informação sobre a possibilidade de o voto em branco ser remetido a outro candidato poderia fazer algum sentido. Isso porque, ao realizar a contabilização, eventualmente e em virtude de fraude, cédulas em branco poderiam ser preenchidas com o nome de outro candidato. Mas isso em virtude de fraude, não em decorrência do regular processo de apuração.

    Hoje em dia, o processo de apuração, assim como a maneira de realizar o voto, mudou. Ambos são realizados de forma eletrônica, e a possibilidade de fraudar os votos em branco não persiste. O que se mantém é a falsa concepção de que o voto em branco pode servir para beneficiar outros candidatos, o que é uma falácia.

    O voto no Brasil é obrigatório – o que significa dizer que o eleitor deve comparecer à sua seção eleitoral, na data do pleito, dirigir-se à cabine de votação e marcar algo na urna, ou, ao menos, justificar sua ausência. Nada obstante, o voto tem como uma das principais características a liberdade. É dizer, o eleitor, a despeito de ser obrigado a comparecer, não é obrigado a escolher tal ou qual candidato, ou mesmo a escolher candidato algum.

    Diz respeito à liberdade do voto a possibilidade de o eleitor optar por votar nulo ou em branco. É imprescindível, no entanto, que esta escolha não esteja fundamentada na premissa errada de que o voto nulo poderá atingir alguma finalidade – como a alardeada anulação do pleito. Se o eleitor pretende votar nulo, ou em branco, este é um direito dele. Importa que esteja devidamente esclarecido que seu voto não atingirá finalidade alguma e, definitivamente, não poderá propiciar a realização de novas eleições.

    1 Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Especialista (pós-graduação lato sensu) em Ciências Penais pelo Instituto de Educação Continuada na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (IEC PUC Minas). Assessora da Procuradoria Regional Eleitoral em Minas Gerais (PRE/MG). Professora de Direito Eleitoral na Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL). E-mail: poliannasantos@gmail.com
    2 Art. 224. Se a nulidade atingir mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias.
    3FARHAT, Said. Dicionário parlamentar e político. São Paulo: Melhoramentos; Fundação Peirópolis, 1996. 1 CD-ROM.
    4 Disponível em: . Acesso em: 26 maio 2013.

    Assuntos relacionados
    Um ano antes das eleições: por que essa data é importante?
    Espaço do Eleitor
    Sugestões de leitura
    Para refletir
    Setor de Administração Federal Sul (SAFS), Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF – 70070-600 – Tel.: (61) 3030-7000
    Assessoria de Informações ao Cidadão – 0800 648 0005
    Protocolo Administrativo: sala V-101, fax: (61) 3030-9850 – regras de envio
    Protocolo Judiciário: sala V-504, fax: (61) 3030-9951
    Horário de funcionamento dos protocolos: das 11h às 19h

  46. aline disse:

    Estou descontente decepcionada totalmente sem vontade de nem comparecer as urnas mas irei anular meu voto contribuir c minha parcela só tenho falta de opção como opção

  47. Adilson disse:

    O estranho é que na urna eleitoral não tem a tecla “NULO”. Porque o TSE aprovou isto se consta na legislação eleitoral o voto “NULO”. Será que querem tirar a liberdade do eleitor de escolha?

  48. Indivíduo disse:

    Se o eleitor não acha nenhum candidato bom, por que o próprio eleitor não se candidata?

  49. Cláudio Ribeiro disse:

    E quando você não tem opções, Nem o Galinha, nem o Tubarão, nem o Pé de pano, nem a dona Fabulosa e nem o mão ligeira ão te interessa e você sabe que no futuro vai ser a mesma coisa e ainda irá se surpreender e se arrepender…

  50. anonymus disse:

    O que fazer quando tem sete CANDIDATO a GOVERNADOR onde nenhum não vale merda?. No Brasil é assim você não tem direito de escolher. Essa urna teria que ter um OPÇÃO PARA ANULAR OU MELHOR TIRAR TODOS OS CANDIDATOS QUE NÃO PRESTA!! PARA EXERCER COM DIGNIDADE O CARGO DE GOVERNADOR. Pergunto para esse indivíduo como vou me candidatar se eu não tenho recursos muito menos poder? O BRASIL ESTÁ ENTREGUE NAS MÃOS DA CORRUPÇÃO… nulo era uma condição para manter a própria liberdade, se recusando a entregá-la na mão de um líder CORRUPTO. Não tá na hora de revermos nossos conceitos?

  51. O voto nulo ou branco é apenas um ato de abstenção eletiva, só isso! Uma vez que para o pleito esses votos são INVÁLIDOS, não serão computados ou seja não são votos de elegibilidade, são apenas contabilizados a titulo de ESTATÍSTICA, a eleição é definida ou decidida através dos votos VÁLIDOS os votos elegíeis, ou seja os votos diretos direcionados aos respectivo candidatos registrados no pleito. Assim se 99% dos eleitores votarem nulo ou branco, a eleição será definida pela contabilização dos votos VÁLIDOS de 1% dos eleitores.

    “É importante que o eleitor tenha consciência de que, votando nulo, não obterá nenhum efeito diferente da desconsideração de seu voto. Isso mesmo: os votos nulos e brancos não entram no cômputo dos votos, servindo, quando muito, para fins de estatística.

    O Tribunal Superior Eleitoral, utilizando a doutrina de Said Farhat3, esclarece que “Votos nulos são como se não existissem: não são válidos para fim algum. Nem mesmo para determinar o quociente eleitoral da circunscrição ou, nas votações no Congresso, para se verificar a presença na Casa ou comissão do quorum requerido para validar as decisões4.”. (Polianna Pereira dos Santos1)

    http://www.tse.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-4-ano-3/voto-nulo-e-novas-eleicoes

  52. fleurimar da silva disse:

    Quero ajudar a publicar essas informações para todo Brasil
    Se eu podesse iria fazer uma campanha para mostrarmos o grau de insatisfação de nossos eleitores
    perante a corrupção no Brasil

  53. Podemos reclamar de um mau governante?
    Depende da situação de cada um, todos aqueles que votaram corretamente, ou seja, votaram em qualquer um candidato, seja ele de qualquer partido, mesmo seu candidato tendo perdido as eleições estes cidadãos tem todo direito de reclamar contra os desmandos do governo, das corrupções, e do mau emprego do dinheiro arrecadado nos impostos. Todos aqueles que deixaram de votar por preguiça e aqueles que votaram em branco ou anularam seus votos, estes negativistas tem que ficar calados de boca fechada, não tem nenhum direito de fazer nenhum questionamento, mesmo vendo seu país afundar pelos erros de um mau governo.
    Paulo Luiz Mendonça.

  54. BSN disse:

    Segue um texto sobre o assunto voto em branco ou nulo que explica direitinho como funciona esse sistema.

    http://www.pensopinando.com/2014/08/voto-branco-ou-nulo.html

  55. Patricia disse:

    Esse blog deveria pesquisar melhor antes de escrever bobagens. Os votos brancos e nulos não são considerados válidos de forma alguma!!! Não ampliam a vantagem do 1º colocado e tampouco valem como forma de protesto, anulando as eleições. É simplesmente como se o eleitor não tivesse ido às urnas, não são computados de jeito nenhum. Sugiro a quem escreveu este artigo a se informar um pouco melhor sob o risco de estar induzindo o eleitor ao erro.

  56. Osiel disse:

    Todos os brasileiros deveriam deveriam anular o voto, para mostrarem que existem pessoas que pensam, e nao sao manipulados pela midia, nao existe politico que queira melhorar o pais, so querem entrar no poder para enriquecer, e o povo nao consegue ver isso.

  57. Nesta Eleição todos juntos num processo de votar NULO…

  58. Andréa disse:

    Matéria publicada no site do Tribunal Superior Eleitoral.
    Antes de publicar artigos, melhor dar uma pesquisada.

    Voto nulo ou em branco hoje em dia não significam absolutamente nada.

    De dois em dois anos, em eleições municipais ou regionais, sempre surge alguém para hastear a bandeira do voto nulo, declarando a finalidade de promover a anulação do pleito. Já passou da hora de superar essa ideia e entender, de fato, qual função pode ser atribuída ao voto nulo e ao voto em branco.

    Para os defensores da campanha do voto nulo, o art. 224 do Código Eleitoral2 prevê a necessidade de marcação de nova eleição se a nulidade atingir mais de metade dos votos do país. O grande equívoco dessa teoria reside no que se identifica como “nulidade”. Não se trata, por certo, do que doutrina e jurisprudência chamam de “manifestação apolítica” do eleitor, ou seja, o voto nulo que o eleitor marca na urna eletrônica ou convencional.

    A nulidade a que se refere o Código Eleitoral decorre da constatação de fraude nas eleições, como, por exemplo, eventual cassação de candidato eleito condenado por compra de votos. Nesse caso, se o candidato cassado obteve mais da metade dos votos, será necessária a realização de novas eleições, denominadas suplementares. Até a marcação de novas eleições dependerá da época em que for cassado o candidato, sendo possível a realização de eleições indiretas pela Casa Legislativa. Mas isso é outro assunto.

    É importante que o eleitor tenha consciência de que, votando nulo, não obterá nenhum efeito diferente da desconsideração de seu voto. Isso mesmo: os votos nulos e brancos não entram no cômputo dos votos, servindo, quando muito, para fins de estatística.

    O Tribunal Superior Eleitoral, utilizando a doutrina de Said Farhat3, esclarece que “Votos nulos são como se não existissem: não são válidos para fim algum. Nem mesmo para determinar o quociente eleitoral da circunscrição ou, nas votações no Congresso, para se verificar a presença na Casa ou comissão do quorum requerido para validar as decisões4.”.

    Do mesmo modo, o voto branco. Antigamente, quando o voto era marcado em cédulas e posteriormente contabilizado pela junta eleitoral, a informação sobre a possibilidade de o voto em branco ser remetido a outro candidato poderia fazer algum sentido. Isso porque, ao realizar a contabilização, eventualmente e em virtude de fraude, cédulas em branco poderiam ser preenchidas com o nome de outro candidato. Mas isso em virtude de fraude, não em decorrência do regular processo de apuração.

    Hoje em dia, o processo de apuração, assim como a maneira de realizar o voto, mudou. Ambos são realizados de forma eletrônica, e a possibilidade de fraudar os votos em branco não persiste. O que se mantém é a falsa concepção de que o voto em branco pode servir para beneficiar outros candidatos, o que é uma falácia.

    O voto no Brasil é obrigatório – o que significa dizer que o eleitor deve comparecer à sua seção eleitoral, na data do pleito, dirigir-se à cabine de votação e marcar algo na urna, ou, ao menos, justificar sua ausência. Nada obstante, o voto tem como uma das principais características a liberdade. É dizer, o eleitor, a despeito de ser obrigado a comparecer, não é obrigado a escolher tal ou qual candidato, ou mesmo a escolher candidato algum.

    Diz respeito à liberdade do voto a possibilidade de o eleitor optar por votar nulo ou em branco. É imprescindível, no entanto, que esta escolha não esteja fundamentada na premissa errada de que o voto nulo poderá atingir alguma finalidade – como a alardeada anulação do pleito. Se o eleitor pretende votar nulo, ou em branco, este é um direito dele. Importa que esteja devidamente esclarecido que seu voto não atingirá finalidade alguma e, definitivamente, não poderá propiciar a realização de novas eleições.

    1 Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Especialista (pós-graduação lato sensu) em Ciências Penais pelo Instituto de Educação Continuada na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (IEC PUC Minas). Assessora da Procuradoria Regional Eleitoral em Minas Gerais (PRE/MG). Professora de Direito Eleitoral na Faculdade de Direito de Conselheiro Lafaiete (FDCL). E-mail: poliannasantos@gmail.com

    2 Art. 224. Se a nulidade atingir mais de metade dos votos do país nas eleições presidenciais, do Estado nas eleições federais e estaduais ou do município nas eleições municipais, julgar-se-ão prejudicadas as demais votações e o Tribunal marcará dia para nova eleição dentro do prazo de 20 a 40 dias.

    3FARHAT, Said. Dicionário parlamentar e político. São Paulo: Melhoramentos; Fundação Peirópolis, 1996. 1 CD-ROM.

    4 Disponível em: . Acesso em: 26 maio 2013.

  59. eu gostaria de sabe quando o salario brasileiro vai ter alimento agora que a energia teve esse almento abessurdo porque o salario malmente da para pagar a negia que consumimos

    • as leis deveriam mudar primeiro mudar as leis para menores porque eles podem voltar e não pode ir para cadeia eles podem matar robar assalta país deffamílias esso e uma vergonha para esse país

  60. Ciclano disse:

    Agradeço todos os comentários que ampliaram um pouco mais minha visão sobre “votação”, mas acredito que deveríamos estar debatendo assuntos mais profundos, como por exemplo, o horário eleitoral, que para mim é sinônimo de vergonha.

  61. Nunca votei nulo, mas pelo andar da carruagem e vendo a porcaria dos políticos brasileiros, não tenho outra opção a não ser votar nulo. Só aposentado, ganhava na época 5 salários e meio, hoje não ganho 2 salários tudo por culpa dos políticos, nós aposentados trabalhamos durante muito tempo de nossas vidas para mais tarde sofrer. Isso é uma vergonha.

  62. Cristina disse:

    Se estamos em uma democracia, nenhuma cartilha política deveria ter a palavra OBRIGATÓRIO. O voto deveria ser FACULTATIVO.

    • Guilherme Souza de Moraes disse:

      Errado. Democracia não se tratar de dar liberdade e sim de dar voz a todos. Sua hipótese, Cristina, cai por terra quando você associa facultativo à democracia. Imagina se as pessoas podessem optar por seguir a lei ou não! Isso é democracia? Embora isso seja facultatividade, não é democrático, especialmente porque tem voz que tá na lei e as pessoas que estão na lei não querem a facultatividade da obediência à lei.

  63. Vitor disse:

    O voto branco não significa um ato de contestacão e sim de conformismo diante a politica…..

  64. isaias disse:

    No caso do exemplo acima, acho que o candidato branco tem 10 % dos votos e não o tubarão ou o galinha, se o candidato galinha ganhasse os 10 % mesmo assim não seria eleito, no passado usava-se cédula de papel para votar e as em branco podia ser preenchida a favor de um candidato e assim forjaria uma eleição a favor de um ou outro, hoje isso acabou voto em branco é o que o nome diz branco “ninguém”. O voto branco ou nulo pode influenciar no resultado de uma eleição quando a mesma tem resultados com pouca diferença de votos, daí alguém pode dizer assim: “Ta vendo se os que não votaram votassem, o candidato tal ganharia e seria melhor”, mas quem disse que o candidato tal seria melhor ou pior é o futuro que mostra se o candidato foi bom ou ruim, claro tem aqueles que já foram eleitos antes e mostrou um bom trabalho esses são exceção.
    Esse discurso que quem não vota, vota branco ou nulo não contribui para o bom futuro do brasil é furado, é colocar a culpa do fracasso, do mal caratismo dos políticos em poucos que ainda mostram sua insatisfação com a politica.
    Mas claro 5% que são os que votam branco, nulo ou não votam tem mais força para mudar um país do que os outros 95% que votam, afinal é culpa deles não é pelo caos politico no brasil né?

  65. Revi disse:

    Independente de quem está certo ou errado, eu acredito que devemos votar nulo sim para que um dia realmente exista essa opção na maquina, eles não são computados na eleição em nível decisório como diz o TSE, mas existe sim um armazenamento destes votos a qual são tratados como “erros”, porém se voto nulo é igual a erro e existe uma estatística.. logo os votos nulos existem também, e então meu caro?..e se esses erros aumentarem drasticamente? Será que a quantidade erros ficará anônima? Oferta e demanda, se o mercado quer que exista o voto nulo, então alguém vai ter que suprir essa demanda, a final quem compraria uma tv onde no controle remoto tivesse apenas a tecla ligar? Eu digo a vocês, eu quero que meu controle tenha a tecla desligar e se alguém mais quer um dia isso vai ter que existir.

  66. Bianca Souza disse:

    Vamos anular essa eleição!!! Chega de mentiras, de disse me disse, o povo está cansado de ouvir blá, blá; queremos mais ação, chega de emoção. Devíamos todos anular nossos votos para quem sabe assim, esses malas acreditem que o povo está mudando e deseja mudanças.

  67. Evaldo disse:

    Não entendo que democracia é essa que somos obrigado a vota…basta chega não aguento mais esses políticos ladrões corruptos e enganadores que se prevalece da desgraça dos mais pobres…precisamos de um Brasil digno de se viver e uma igualdade social.

  68. marina disse:

    Isso sobre voto nulo de 50% ser capaz de anular a eleição é mito.

  69. jonas disse:

    Votar no menos corrupto? Meu Deus o mundo vai acabar logo? Ajuda aí! Eu voto por acabar.

  70. Bernardino Angelo Bertelli. disse:

    Perfeito. O povo já é obrigado a votar, o que para mim anula a democracia. Além de ser obrigado a votar ainda tem informações erradas sobre voto branco e nulo. Muitos acham que se votarem nulo, acreditam de modo errôneo, que estão cometendo uma ”heresia”. Coisa essa que foi condicionada na cabeça do povo por políticos oportunistas e desqualificados.
    O voto nulo é muito válido, principalmente em um país em que os candidatos não agradam. Infelizmente.

  71. joão maria disse:

    Cambada de f da p, já viu candidato bom, candidato bom é candidato morto; são todos ladrões. Antes de entrar na panela, são todos bons, entrou na panela, metem a mão no jarro até os cotovelos. eles querem é se arrumar, arrumar toda a parentaia, os amigos, as amantes , se são viados, os machos, como aconteceu lá em Maringá no Pr, tal de Paulique. Vocês ainda tem coragem de levantar bandeira pra esses vagabundos, esse Brasil só muda se for no cano do fuzil, com muito sangue que nem na revolução francesa, quem gostou, gostou, quem não gostou como menos.

  72. thiagno disse:

    foda-se, eu vou votar nulo !

  73. maisa disse:

    Estou na fila da.votação agora, obrigada, sempre quis votar nulo, mas n tinha certeza de como faze-lo, obrigada por esclarecer minhas dúvidas, votarei NULO…

  74. Fico imensamente feliz,por terem me esclarecido algumas dúvidas,realmente o voto NULO é sem dúvida a melhor forma de protestar contra essa Política suja que temos.

  75. edinaldo acacio de oliveira disse:

    Se o brasil fosse uma democracia na urna eletrônica tinha a opção NULO.

  76. Robson disse:

    Os brancos e nulo pra mim e um roubo !!! Porque se eu voto em branco ou a nulo isso quer disser que não quero votar em nemu deles !!! E um di respeito passar o voto nulo ou em branco pra quem ta na frente !!! Desta firma somos roubados de qualquer jeito !!!!!!

  77. Francisco disse:

    Golfinho para governador!

  78. Dirceu disse:

    Cansei de acreditar que um dia algum “iluminado” ira fazer do nosso País um lugar melhor.
    Só o que ouvimos é roubo mais roubo, ou corrupção atras de corrupção. Não acredito em
    nenhuma proposta de governo de nenhum candidato, pois ja ficou mais que comprovado, “Eles” não conseguem cumprir o prometido, e fica por isso mesmo. Eu voto NULO e acredito que todos que virão, farão igual ou pior.

  79. Elcio disse:

    Quanto comentario inutil ai embaixo…
    O blogueiro levantou uma questao valida e importante, NULO e BRANCO (nunca ninguem se perguntou por tem um botao BRANCO mas nao tem um NULO?) e todo mundo veio falar de um detalhe ou outro citado “menos corrupto”, etc…

    Primeiro: Todos os partidos e politicos no Brasil sao amigos e roubam junto! Fato!
    Olhe os casos de corrupcao e vc vera todos envolvidos. Brigar por partido eh besteira. Partido aq eh tudo fachada.

    Segundo: brasileiro eh banana, povo sem unidade e que nao sabe lutar em unissimo por nada. O Collor roubou a poupanca de todo mundo e ficaram todos quietos! Soh pra citar UM CASO de tantos (mensalao, anoes, petrobras, etc).

    Terceiro: o voto eh obrigatorio, a urna eletronica (estranho tanto empenho e vontade pra fazer algo tao rapido, e primeiro… nem a Copa conseguimos…).

    Quarto: o brasileiro eh mal educado, ignorante, despreparado, para votar.

    Quinto e o pior de tudo: nao existe plano, nao existe vontade politica, nem mesmo do povo, como esta ta bom!
    O Brasil eh cheio de folclores sobre um monte de assuntos, tipo ‘friagem da gripe” (pelo amor do Universo, isso ja foi explicado na aula de ciencias da primeira serie, do 1grau),
    e nao existe sentimento ou vontade de fazer e executar planos de desenvolvimento REAIS, efetivos e construtivos, visando melhorar a vida. Simples assim. Mas no BR isso nao existe.

    Mantenha o povo pobre, ignorante e distante. Roubamos mais, mais facil e melhor.
    Eh isso.

    Voto nulo sim! Quanto mais gente votar nulo, melhor, mostra o descontentamento.
    Sao todos iguais e votar em X ou Y dara na mesma!

    Vcs verao, caso mude de PT pra PSDB sera o mesmo, a mesma coisa.
    Muda um pouco aq um pouco ali, mas da na mesma.
    FHC estabilizou o BR, pagou a divida (o preparo foi ele quem fez, o Lula soh assinou o cheque), dali em diante era possivel iniciar um BR melhor (FHC fez soh coisa boa? NAO!) Mas estabilizou essa merd, quem viveu hiperinflacao, divida externa sabe do q falo.
    Ai Lula veio q continuou o que vinha sendo feito? SIM (nao mexeu em nada, nao fez nada!
    e o BR cresceu? Nao, foi momentaneo e falso.
    O Lula ta errado e o FHC certo? NAO.
    O Lula nao fez nada pelo BR, fez pro miseravel (isso foi ateh certo ponto bom, pois ajudou a tirar da miseria muita gente, mas virou muleta), fez pro bolso dele e de muito (como os outros partidos fizeram antes) e garantiram o futuro de eleicoes com a ajuda aos miseraveis, ou seja, nao foi bondade, foi planejamento interno.

    E o Brasil? O BR continua rico, cheio de materia prima sendo explorada desde o BR colonia (nunca deixou de ser, independencia GANHA nao eh real), continuamos numa ditadura disfarcada (implantada pelos EUA e suavizada), com um monte de gente, um aglomerado de pessoas, que chamam a si mesmos de povo, sem saber votar, sem saber exigir seus direitos, sem questionar, imbecilizando-se e seus filhos atraves de novelas, sendo macaco de gringo, imitando tudo de fora (ateh blackfriday, OFF substituindo promocao, etc) tudo de forma falsa, eh um dos unicos paises do mundo que cartao de credito PARCELA (na euro e eua nao existe isso!!! – e isso cria um abto e um endividamento gigantesto – o q pra eles la fora eh bom), e um sistema corrupto, onde 12% de juros ao ano alimenta os mercados de fora (la fora juros de 2% ao ano eh MUITO)

    Somo o quintal da EURO e EUA, paraiso fisca e mao de obra barata.

    O q o brasil produz? Carros? Tudo empresa de fora!
    Maquinas? Idem de carros?

    O Brasil esta sendo comprado por inumeras empresas estrangeiras, na nossa cara e nao fazemos nada!
    Os politicos? Eles estao vendendo e ficando mais ricos.

    Eu? Sou um ignorante, brasileiro, dando minha opinao.
    Quem discorda, paciencia, nao estou preocupado.

  80. Gilberto disse:

    Informação completamente equivocada, por favor, se informe no site do TSE.
    Votos brancos e nulos não contam. Já ouviu falar em votos validos, pois é, votos validos são aqueles que sobram retirando-se os brancos e nulos, este sim tem valor.
    Se tivermos 2 candidatos (A e B) e quatro eleitores. Um eleitor voto no candidato A, outro voto em branco e os outros dois nulo, vence o candidato A com 1 voto válido.
    consulte o link a baixo.
    http://www.justicaeleitoral.jus.br/videos/tre-ba-video-sobre-voto-branco-e-nulo

  81. Erik Caetano Fermino disse:

    Votei pela primeira vez este ano (2014), penso que não precisamos votar em branco, muito menos em nulo, porque os candidatos devem engressar nessa carreira política já sabendo que tipo de eleitores existem neste país, que são pessoas que não estão aqui para brincar!

  82. Alex disse:

    MENTIRAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    MENTIRA OU EQUÍVOCO DESTE SITE DESINFORMADO!!!

    A VERDADE:
    LEI Nº 9.504, DE 30 DE SETEMBRO DE 1997

    Art. 2º Será considerado eleito o candidato a Presidente ou a Governador que obtiver a maioria absoluta de votos, não computados os em branco e os nulos.

    Art. 3º Será considerado eleito Prefeito o candidato que obtiver a maioria dos votos, não computados os em branco e os nulos.

  83. Alex disse:

    não acreditem em qualquer lixo de internet!!!!!!
    Segundo a legislação, apenas os votos válidos contam para a aferição do resultado de uma eleição. Voto válido é aquele dado diretamente a um determinado candidato ou a um partido (voto de legenda). Os votos nulos não são considerados válidos desde o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965). Já os votos em branco não são considerados válidos desde a Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições).

  84. Gilmar Tavares disse:

    Concordo com o Alex, vamos passar informação correta sem embromação.
    É comum dizer que o voto branco vai para o candidato e partido que estão com o maior número de votos. E realmente era assim. Não é mais. Antes o branco entrava na lista de votos válidos mas isso mudou e na legislação vigente tanto o nulo quanto o branco tem o mesmo peso, são votos não válidos.

  85. valeria disse:

    Estou muito triste com toda essa situação. Se nao houvesse corrupção já seríamos um país de primeiro mundo; mas cada um apenas se preocupa com o seu umbigo e dos seus familiares. Ninguém nunca esteve nem ai para o Brasil; é roubado desde antes de descobrirem.

  86. Brasil VOTO NULO, disse:

    VOTE 00 : VOTO NULO – Vote BrLL-Brasil Limpo e Livre.
    VOTE 51 : VOTO NULO – Vote Sem CC – Brasil Sem Corruptos e Corruptores.
    VOTE 99: VOTO NULO – Discorde dos CANDIDATOS/PARTIDOS que ai estão.

  87. silvanira disse:

    Ñ quero votar em nemhum desses dois!como posso fazer?se ñ posso vatar nulo

  88. Alguém sabe o por quê de retirarem a tecla Nulo da urna eletrônica dessas eleições????

  89. Fábio Estevam disse:

    Por favor: suponhamos que ocorra uma votação zerada. Isso mesmo! Nenhum candidato a prefeito de uma cidade, por exemplo, recebe votos, o que aconteceria?

  90. Vitor Alencastro disse:

    Nestes tempos de politicos sem ética e partidos sem ideologia, escolher um ou outrocandidato, seria a mesma coisa que escolher qual ladrão ou assassino você deixaria em sua casa! Você teria o direito de escolher o que vai te matar rápido ou lentamente, o que vai matar a família toda ou só alguns. Estou fora desta! Meu voto é NULO! A possibilidade de uma revolução sem armas, a revolução pelas urnas!!!!

  91. julio c souza disse:

    acho que nos temos que fazer alguma coisa por que eles e que fazem as leis e manda no salario deles por que o voto e obrigado e nao voluntario ou nao obrigado nos podemos mudar nao votando e niguem branco ou nulo por que essa historia que vai favorecer o pior politico quem e que e bom la no palacio ou na sua cidade que e que nao esta roubando pense e divukgue isso so nos podemos mudar os gatumas dos politicos vamos exigir mais desse corruptos.

  92. edilson disse:

    Para votar nulo é só digitar número errado e apertar nulo

  93. Renata disse:

    Pelo amor de Deus, nunca li tanta asneira sobre votos brancos e nulos. Isto é estelionato intelectual. Se informe antes de fazer um post desses. Entre na página do TSE (Tribunal Superior Eleitora), procure as explicações sobre votos brancos e nulos. Verás o absurdo que escreveu. Votos brancos e nulos não vão para qualquer candidato e bem têm o poder de anular as eleições.

  94. M.p disse:

    Um povo que não conhece o seu direito acontece é isso air vota en qualquer um e fica essa politicagem votar nulo é o qui povo deveria fazer.

  95. Revolução disse:

    O negócio e ninguém ir votar . Povo brasileiro é mto sossegado. Olha a situação que o país se encontra por causa sa corrupção. O Lula para mim não passa de um 71 safado. Antes pregava uma coisa agora no poder fez tudo ao contrário. Ladrão.

  96. Glaucimara disse:

    Ótimo esclarecimento.

  97. Srs. que mas me impressiona e me entristece, e as pessoas que estão DIRETAMENTE ligadas a CORRUPÇÃO dentro do CENÁRIO POLÍTICO, e a VELHA GUARDA da política em nosso PAIS, aqueles com vários mandatos são os que mais nos ENVERGONHAM.
    E vejo sim Srs. Como ato de REPUDIO E PROTESTO, que o povo deve sim ANULAR seu voto. Isso como forma de PROTESTO, pois o cidadão de bem ano vai pra ruas com panfletos, se expondo e a mercê de policias que embora de bem, mas revoltados também, só esperam um chance pra descontar sua ira…Não…o ato DEMOCRÁTICO LEGITIMO DESSAS ELEIÇÕES E COMEÇAR DESDE AGORA …O POVO ANULANDO SEU VOTO…

    Eu voto Nulo…

  98. Sílvio Monteiro Barbosa disse:

    Para os defensores da campanha do voto nulo, o art. 224 do Código Eleitoral2 prevê a necessidade de marcação de nova eleição se a nulidade atingir mais de metade dos votos do país. O grande equívoco dessa teoria reside no que se identifica como “nulidade”. Não se trata, por certo, do que doutrina e jurisprudência chamam de “manifestação apolítica” do eleitor, ou seja, o voto nulo que o eleitor marca na urna eletrônica ou convencional.

    A nulidade a que se refere o Código Eleitoral decorre da constatação de fraude nas eleições, como, por exemplo, eventual cassação de candidato eleito condenado por compra de votos.
    (Esta é a explicação no site do TSE. Estaria errada? De onde você, Marcelo, tirou a sua? Gostaria de que você estivesse correto e que tivesse um respaldo superior, como um Artigo na Constituição.)

  99. Ed disse:

    A intenção de votar NULO, e de passar a INFORMAÇÃO, de INSATISFAÇÃO, ou melhor de REPUDIO E PROTESTO…a essa corja de CORRUPTOS da velha GUARDA da POLITICA NACIONAL,antes que corrompam toda a nova…

  100. fred witzler grijo disse:

    profissão: CORRUPTO (POLITICO)
    Querendo roubar mais dinheiro desse POVO sofrido e sem esperança de um dia melhor.

    SOLUÇÃO; já que não tem solução a constituição foi feita pra esses corruptos saírem pelas brechas da LEI, e ANULAR SEU VOTO (INDIGNADO) por essa situação q te levaram a isso.

  101. pessanha disse:

    Acho que não tenho nem que ir lá.

  102. Maria Neide Gonçalves de Macedo disse:

    Muito bacana! Agora me sinto cidadã consciente, livre e posso contribuir para mudar esse cenário político nojento.Vou fazer campanha para o voto NULO!!!!!!!!

  103. Nilton disse:

    Eu ja voto nulo a muito tempo. Governo civil so corrompeu o país, alienou o povo, desmoralizou a policia e faliu o país. A maioria corruptos. Juiz Gilmar Mendes concordo plenamente com o senhor.

    • lusilva disse:

      amigo imagino que seja (ESBIRRO) nao e ! ´Pensando em politica , detestaria ve-los no poder com suas taticas ,seus corporativismos beneficiando-se e a populacao continuaria da mesma forma .Seu comentario deveria ser abrangente e social e nao classista como parece ser.

  104. Tanto o voto nulo quanto o voto em branco são considerados inválidos pela Justiça Eleitoral. O texto está incorreto.

  105. Manuela disse:

    Absurda essa proposta… votos nulos ou em branco não contam pois são votos inválidos. Nesse caso vai ganhar o candidato do outro partido que vai atasanar a SUA vida.

  106. joao da silva disse:

    Do que adianta votar se 56 milhões de votos valem menos do que a palavra de 60 senadores? onde está a democracia? A republica no Brasil está virando um circo e os palhaços somos nós…

  107. O TSE considera como voto nulo aquele em que o eleitor manifesta sua vontade de anular o voto. Para votar nulo, o eleitor precisa digitar um número de candidato inexistente, como por exemplo, “00”, e depois a tecla “confirma”.
    Antigamente como o voto branco era considerado válido (isto é, era contabilizado e dado para o candidato vencedor), ele era tido como um voto de conformismo, na qual o eleitor se mostrava satisfeito com o candidato que vencesse as eleições, enquanto que o voto nulo (considerado inválido pela Justiça Eleitoral) era tido como um voto de protesto contra os candidatos ou contra a classe política em geral.

    ou seja voto branco não vai mais para o candidato vencedor. Está no Site do TSE

  108. Adalberto Junior Medianeira disse:

    Toda vez que um novo período eleitoral se inicia, boatos sobre as regras do pleito tomam conta das redes sociais. Desta vez, o início da campanha das eleições municipais coincidindo com o final do processo de impeachment de Dilma deu brecha para que mais um mito tomasse força e confundisse os eleitores.
    Dias após o afastamento da presidente, uma mensagem aconselhando os eleitores para votar nulo começou a circular por grupos de WhatsApp e levantou uma dúvida: mais da metade dos votos nulos é suficiente para cancelar uma eleição?
    “Você sabe como eliminar 90% dos políticos corruptos em uma única vez?”, inicia o texto, relacionando o ato de votar nulo como forma de cancelar uma eleição na qual as pessoas se sentem na obrigação de escolher o “candidato menos ruim”.
    Tomando como exemplo uma eleição presidencial, a mensagem afirma que “se muita gente votasse nulo, seria obrigatório haver uma nova eleição”. Mais abaixo, o texto cita a legislação, informando que “se a eleição tiver 51% de votos nulos, o pleito é ANULADO e novas eleições têm que ser convocadas imediatamente”.
    Mas não é bem assim que funciona. Mesmo se mais da metade dos eleitores votarem nulo a eleição não pode ser cancelada. Isso porque, os votos nulos são descartados da contagem final. Portanto, ganha o candidato com maior número de votos válidos.
    A confusão tem origem em uma má interpretação do artigo 224 do Código Eleitoral, que novas eleições devem ser convocadas no prazo de 20 a 40 dias caso a nulidade atingir mais da metade dos votos. No entanto, a “nulidade” a que a legislação se refere diz respeito a votos tornados nulos por decisão judicial e não por votação.

  109. Alessandro Garcia disse:

    Legal, mais nos sites oficiais a propaganda do voto nulo é outro. Mesmo assim devemos tentar. Melhor do que votar em quem não quer nada com administração pública.

  110. Edvaldo ribeiro dos santos disse:

    Se na constituição diz que o Brasil é um país democrático de direito, porque “EU SOU OBRIGADO A VOTAR” se o trabalho não me é remunerado, e é contra a minha vontade é caracterizado como trabalho escravo, logo contra a constituição, e se me obrigada a votar sem querê não caracteriza escravatura, ou abuso de poder,mim impondo algo a que não quero,
    Ignorante que sou, gostaria de um esclarecimento, obrigado,

    • Guilherme Souza de Moraes disse:

      A obrigação de votar não muda o fato de o país ser democrático. Todo cidadão tem seus deveres. Imagine se seguir a lei fosse facultativo. Você acha que isso seria democrático? Não seria democrático, não pelo fato da obrigatoriedade/facultatividade em si, mas porque democracia significa “poder do povo”. Esse povo somente ganha poder por causa das leis e por isso mesmo o povo apoia a lei e que é obrigatório todos seguirem ela.

      Votar não é trabalho, é exercício de cidadania. Assim como você não ganha pra registrar um filho no cartório, pra ir à escola ou pra reclamar do mal atendimento no hospital, você não ganha para votar. Mas tudo isso é obrigatório, cada um com regulamentação em instituições políticas diferentes (constituição, lei, decreto etc.).

      Você é obrigado a votar ou justificar sua abstenção, para cumprir a lei e exercer sua cidadania, mas não é obrigado a escolher tal ou qual candidato, ou mesmo a escolher candidato algum. Isso é liberdade. Não confunda facultatividade com liberdade. Algumas coisas são obrigatórias. E tem que ser! Por exemplo, seguir a lei.

  111. Cleilson felix trajano disse:

    Muitas pessoas acham que esse voto nulo nem existe,acham que votar em branco anulam o voto,agora entendi.

  112. Edy disse:

    Parabens, Marcelo muito nao entendero ainda branco e nulo, mais podemos ver que a techa nula nen existem mais na urna, isso parece ser estrategia dos goverantes estao se 10% vota em branco aquele canditado que estar na frente e ganhara mais 10% , agora nulo seria que voce nao estar satisfeito com aqueles candidatos que estao na eleicoes, se nulo chegar se 50% + um voto teria novas eleicoes e aqueles que estava nao participaria desta nova eleicoes, entao vemos que politicos, ja deixarao essa techas de ANULA, ela seria interessante, ex votou em branco seu voto foi para vereador que estar na frente precisa do seu votos para eleger, NULO nao se voto nao vai para ninguem, pessoas buscar entendimento e informacoes, gostei do seu blog. Parabens

  113. Heraldo Queiroz disse:

    Esta comprovado política e crime é a mesma coisa. chega de dar emprego pra bandidos ,que só sabem roubar o dinheiro dos nossos impostos,que por sinal são os mais caros do mundo.

  114. Heraldo Queiroz disse:

    Esta comprovado política e crime é a mesma coisa. chega de dar emprego pra ladroes ,pra que eles furtem o dinheiro dos nossos impostos, que por sinal são os mais caros do mundo. Basta.

  115. Sidnei N. Gomes disse:

    Bom, dia,tarde ou noite, conforme o horário, que estais a ler. Lí divesos comentários sobre eleições,votos etc….Na minha concepção, toda essa anarquia na política, administração pública em geral, onde se tem a coisa pública como alvo, esta diretamente ligada a falta de exercício da cidadania pelo povo brasileiro, que infelizmente foi colocado a margem desses conhecimentos, tal fato, foi arquitetado outrora, pela elite esmagadora, a mídia lucrativa incondicional e os políticos delinquêntes, afim de manobrar e/ou manipular o povo ignorante de causa, que tornou-se massa de manobra! face a o exposto, observamos as manobras com o dinheiro do povo, que diga-se de passagem, um sistema falho de punição e controle de fato, concorrem diretamente, para essa corrida desenfreado de candidatos, afim de abocanhar um cargo na política brasileira ou cargo público de alguma natureza, que tenha a possibilidade de decidir investimentos públicos, tudo por amor ao cargo e a possibuilidade de se locupletarem com dinheiro facil, usando de artífícios árduos, através de acordos escusos na penumbra com empreiteiras, maquilagem nas despesas, desvios de verbas, equipamentos , materiais etc…., tal comportamente tbm respinga em qualquer agente público, que tem a possibilidade de manipular os recursos públicos e isso é fato. Só teremos melhoria no respeito com a coisa pública em geral, daqui a alguns anos, caso começarmos imediatamente, a orientar as crianças como funcionam as politicas publicas em geral, de todo o Estado brasileiro, ou seja, nos ambtos, municipal, estadual e federal, economia mista e afins, orientar e ensinar com muita ênfase as crianças, à luz da constituição brasileira, e todos os códigos existente para disciplinar os recursos públicos na maquina pública etc…Este ensinamento deve ser feito nas escola públicas e privadas, desde o primário, quais são as atribuições de cada parlamentar e todos os agentes públicos, bem como, funcionam todas as instituições publicas. ´Só assim estaremos dando o primeiro passo para moralizar o o estado brasileiro, no tocante ao respeito com a coisa pública , maquina pública e principalmente, respeito com o cidadão que produz as riquezas do Brasil , e que é de onde sai o pagamento para todo funcioinalismo publico em geral, inclusive os parlamentares. É tempo para o discernimento Sem mais, sou Sidnei Nunes Gomes, um cidadão que faço a minha parte.

  116. Sidnei N. Gomes disse:

    Leitores, è com muita afirmação que declino o que se segue: Dentro dessa alienação sobre políticas públicas, a qual o povo brasileiro foi submetido, pela mídia lucrativa incondicional, a serviço da elite esmagadora e dos políticos delinquentes, em que o povo tornou-se massa de manobra, manipulada por esse grupo, infelizmente, temos que amargar essa anarquia política e toda essa sorte, entre aspas,de falcatruas, no nosso cotidiano na administração pública em geral. Não vejo mudança sem o exercício da cidadania pelo povo brasileiro, à luz da constituição. Esse grupo de usurpadores tem ciência dessa ignorância, do povo sobre como funciona as políticas públicas, logo, se lambuzam como dinheiro fácil, usando de artifícios escusos na penumbra, promovendo assim esse caos social, submetendo o povo brasileiro, a toda “sorte” de mazelas, principalmente na saúde pública, que por ironia, esta moribunda. Afirmo que as crianças são a esperança de um dia melhor, basta que, se oriente e ensine a constituição a elas, desde o primário, apontando nossos direitos, exigindo assim do Estado brasileiro, que se cumpra a mesma.Temos que exigir essa matéria nas escolas públicas e privadas, exigir reforma na administração pública, reforma no código penal, tributário etc…, Exigir que o parlamento saia da inércia e delibere as projetos que podem de fato surtir mudanças boas para a população, são muitas falácias e idealismo pessoal, que nada tem haver com a coletividade, temos que perguntar olhando no olho de cada um deles, para que eles vieram? È hora para o discernimento, se não produzirmos um prego não haverá recolhimento de impostos, logo, o salário de toda essa corja que se regozije com o dinheiro do povo, sentirão na pele, e terão que dizer pra que vieram. Esse é um simples juízo de valores que faço a luz do nosso quadro administrativo público em geral, nos âmbitos : Municipal, Estadual e Federal, todos eles concorrem para o infortúnio do povo brasileiro, face a atual administração pública que eles estão fazendo, um verdadeiro absurdo e covardia com o cidadão de direito, pois, infelizmente não são cidadão de fato. Sem mais para o momento, peço reflexão sobre o que foi declinado nesta tela. Sou Sidnei Gomes, um cidadão que estou aprimorando meus conhecimentos sobre políticas públicas em geral. abçs.

  117. Concordo com vc Rebeca

  118. leandro disse:

    Desculpe, mas não é assim que funciona.

    http://www.tse.jus.br/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/revistas-da-eje/artigos/revista-eletronica-eje-n.-4-ano-3/voto-nulo-e-novas-eleicoes

    Voto nulo e novas eleições
    Polianna Pereira dos Santos1
    De dois em dois anos, em eleições municipais ou regionais, sempre surge alguém para hastear a bandeira do voto nulo, declarando a finalidade de promover a anulação do pleito. Já passou da hora de superar essa ideia e entender, de fato, qual função pode ser atribuída ao voto nulo e ao voto em branco.

    Para os defensores da campanha do voto nulo, o art. 224 do Código Eleitoral2 prevê a necessidade de marcação de nova eleição se a nulidade atingir mais de metade dos votos do país. O grande equívoco dessa teoria reside no que se identifica como “nulidade”. Não se trata, por certo, do que doutrina e jurisprudência chamam de “manifestação apolítica” do eleitor, ou seja, o voto nulo que o eleitor marca na urna eletrônica ou convencional.

    A nulidade a que se refere o Código Eleitoral decorre da constatação de fraude nas eleições, como, por exemplo, eventual cassação de candidato eleito condenado por compra de votos. Nesse caso, se o candidato cassado obteve mais da metade dos votos, será necessária a realização de novas eleições, denominadas suplementares. Até a marcação de novas eleições dependerá da época em que for cassado o candidato, sendo possível a realização de eleições indiretas pela Casa Legislativa. Mas isso é outro assunto.

    É importante que o eleitor tenha consciência de que, votando nulo, não obterá nenhum efeito diferente da desconsideração de seu voto. Isso mesmo: os votos nulos e brancos não entram no cômputo dos votos, servindo, quando muito, para fins de estatística.

    O Tribunal Superior Eleitoral, utilizando a doutrina de Said Farhat3, esclarece que “Votos nulos são como se não existissem: não são válidos para fim algum. Nem mesmo para determinar o quociente eleitoral da circunscrição ou, nas votações no Congresso, para se verificar a presença na Casa ou comissão do quorum requerido para validar as decisões4.”.

    Do mesmo modo, o voto branco. Antigamente, quando o voto era marcado em cédulas e posteriormente contabilizado pela junta eleitoral, a informação sobre a possibilidade de o voto em branco ser remetido a outro candidato poderia fazer algum sentido. Isso porque, ao realizar a contabilização, eventualmente e em virtude de fraude, cédulas em branco poderiam ser preenchidas com o nome de outro candidato. Mas isso em virtude de fraude, não em decorrência do regular processo de apuração.

    Hoje em dia, o processo de apuração, assim como a maneira de realizar o voto, mudou. Ambos são realizados de forma eletrônica, e a possibilidade de fraudar os votos em branco não persiste. O que se mantém é a falsa concepção de que o voto em branco pode servir para beneficiar outros candidatos, o que é uma falácia.

    O voto no Brasil é obrigatório – o que significa dizer que o eleitor deve comparecer à sua seção eleitoral, na data do pleito, dirigir-se à cabine de votação e marcar algo na urna, ou, ao menos, justificar sua ausência. Nada obstante, o voto tem como uma das principais características a liberdade. É dizer, o eleitor, a despeito de ser obrigado a comparecer, não é obrigado a escolher tal ou qual candidato, ou mesmo a escolher candidato algum.

    Diz respeito à liberdade do voto a possibilidade de o eleitor optar por votar nulo ou em branco. É imprescindível, no entanto, que esta escolha não esteja fundamentada na premissa errada de que o voto nulo poderá atingir alguma finalidade – como a alardeada anulação do pleito. Se o eleitor pretende votar nulo, ou em branco, este é um direito dele. Importa que esteja devidamente esclarecido que seu voto não atingirá finalidade alguma e, definitivamente, não poderá propiciar a realização de novas eleições.

  119. Nume disse:

    Quem disse que votando nulo você não tem direito a cobrar pelas promessas feita esta enganado. Pois você não deixa de pagar imposto ou pagar menos. Meu voto é nulo e vou cobrar trabalho desses safados simmmmmmmmm.

  120. Marcos disse:

    Bom dia. Infelizmente, Nao confio nem mesmo no sistema eleitoral. O voto eletrônico nao passa nenhuma confiabilidade! Quanto a opniao sobre politicos. Sem palavras! Nao paramos de colher frutos desta corja. Somente uma coisa deixa claro, ser politico no Brasil e a melhor escolha para quem quer ficar rico e ter todas mordomias imaginaveis.

  121. Nameless Formless disse:

    Eu voto nulo porque odeio o mundo e odeio a humanidade. Não tem ninguem que vá satisfazer meus interesses. A esquerda(incluindo psdb e políticos de centro) são desarmamentistas, enquanto a direita é neo-liberal, e no sistema capitalista o trabalho é um direito, e não uma garantia, apenas num sistema da terceira teoria política o trabalho é uma garantia. Não há como sobreviver num mundo assim. Nada funciona do jeito que se encaixa nas minhas ambições. Foda-se o mundo. Voto nulo. Seria melhor se a TERRA EXPLODISSE, um cometa caísse aqui ou desenvolvessem armas nucleares capazes de destruir o planeta por inteiro. Se a terra explodisse, o mendigo mais triste do mundo pularia de alegria, enquanto o rico mais usurário iria chorar.

  122. Cristal disse:

    Cara…eu sei que esse post é antigo..mas tem alguma coisa de errado nisso aí que tu escreveu…o próprio nome já diz “NULO” vc está ANULANDO seu voto, abdicando do seu direito…seu voto não vai ser contado, se vc anulou seu voto então ele não faz mais nenhuma diferença, então mesmo q a maioria vote nulo,um deles “tubarão” ou “galinha” vão entrar no poder, vai entrar quem deles tiver mais votos validos…vc estaria manifestando sua discordância votando BRANCO que significa que vc não quer e não concorda com nenhum dos candidatos no poder, porém eles tbm ñ são contados no final então não posso dizer que isso tbm mudaria alguma coisa, votar nulo só significa q vc n queria estar votando e tanto faz aquilo, vc literalmente SE ANULOU…

    Nulo “abro mão do meu direito de voto”
    Branco “não concordo com nenhum dos candidatos”

    Mas nenhum deles é contado…só os validos.

Deixar mensagem para Roberta Arenas Cavadas Cancelar resposta